O Centro Acadêmico (CA) representa estudantes de um curso em um determinado campus universitário. É o CA que realiza a recepção aos calouros, organiza a eleição do representante discente na Faculdade do curso, organiza o transporte para Congressos etc.
O Diretório Acadêmico (DA) é a entidade estudantil que representa estudantes de todo um campus universitário e possui como função principal fazer com que os CA’s dialoguem entre si sobre as necessidades do Campus. Em resumo o DA possui a função de articular os CA’s para que estes possam atuar em defesa dos interesses coletivos dos estudantes de maneira mais qualificada.
O Conselho do Campus é formado por três estudantes, três técnicos administrativos e representantes (professores) de todas as faculdades.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE), mais conhecido pela sua sigla, é a entidade máxima de representação dos estudantes de uma universidade. Ele representa um elo entre todas as outras entidades estudantis da UFPA. Também é responsável por fazer chegar à reitoria da universidade as reivindicações dos estudantes. O DCE da UFPA possui, entre outras funções de dá suporte aos CA’s e DA’s junto à reitoria, tanto na questão de cobranças por melhorias, quanto na questão de solicitação de recursos para a realização de eventos nos campi do interior, como Marabá.
O Conselho Superior Universitário (CONSUN) é o órgão máximo de deliberação da UFPA e envolve todos os segmentos, como discentes, técnicos e professores. Cada campus do interior possui direito a um voto, os estudantes possuem Direito a doze votos e os técnicos doze votos, além dos Institutos da Capital que possuem Direito a um voto cada um.
A eleição da representação discente neste órgão é direta e de acordo com a eleição do DCE, isto é, as chapas possuem cargos de acordo com a porcentagem de votação.
É necessário que os estudantes tomem cuidado no momento de votar no DCE, pois também estão elegendo percentualmente os representantes discentes no CONSUN.
Em abril de 2009, fora realizado o V Congresso Estudantil da UFPA, em Belém. Nessa ocasião dependíamos do voto de cinco representes discentes no CONSUN para a liberação das aulas da UFPA para esse evento e eles votaram contra, pois recebem benefícios do reitor para votar a seu favor.
Eles só participam do movimento estudantil em época de eleição, possuem uma ligação extrema com a reitoria e com o governo. Nó último período eles vieram disfarçados de oposição, mas na verdade, nem oposição são, nem do governo, pois são atrelados e nem do DCE, pois só aparecem em eleição e não no di-a-dia para cobrar e contribuir.
Procure saber mais informações sobre os coletivos estudantis, como o Coletivo Vamos à Luta as entidades estudantis a nível nacional:
União Nacional dos Estudantes (UNE);
Assembléia Nacional dos estudantes Livres (ANEL) e ainda das federações de cada curso, exemplo: FEAB – Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e FENED – Federação dos Estudantes de Direito, bem como dos demais cursos, pesquise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário