Será quinta 16/12 às 17 horas.
E dia 17/12 sexta das 08 ás 18 horas (o dia todo).
Na escola adventista no Bairro Belo Horizonte.
É muito importante a presença dos estudantes da UFPA e demais universidades nesse evento, sobretudo para tecermos críticas á organização do mesmo.
E dia 17/12 sexta das 08 ás 18 horas (o dia todo).
Na escola adventista no Bairro Belo Horizonte.
É muito importante a presença dos estudantes da UFPA e demais universidades nesse evento, sobretudo para tecermos críticas á organização do mesmo.
Abaixo nossa contribuição ao evento:
Saudamos aos presentes nessa I Conferência Municipal da Juventude de Marabá.
O fato deste evento está ocorrendo já é um começo, pois significa que há o reconhecimento de que os problemas existem. Quanto ao público-alvo das ações, é possível depreender que a faixa etária de abrangência dos programas é ampla: dos 14 aos 24 – faixa estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU); embora alguns ampliem essa faixa até 29 anos, como define a Organização Internacional da Juventude (OIJ).
Porém, ela foi organizada de maneira antidemocrática, pois as várias organizações da juventude de Marabá ou não foram chamadas para participar ativamente das decisões ou houve atraso no convite.
É importante que não haja ingerência do poder executivo na aplicação das políticas, nem favorecimento da imagem de políticos na implementação das mesmas.
As políticas para os jovens devem ter formato especialmente inclusivo ou integrador (sobretudo em situações de crise social e de mecanismos de exclusão), e não privilegiar na sua acepção de juventude a preparação para a vida adulta (voltadas para o futuro). Devem ainda ser situadas no recorte afirmativo de direitos para buscar, sobretudo, a autonomia e a autodeterminação dos jovens no próprio momento do ciclo de vida (voltadas para o presente).
É necessário o reconhecimento de direitos e a admissão de necessidades a serem satisfeitas por políticas (emprego, saúde, lazer, educação, cultura, incentivo à organização política, transporte de qualidade e apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade social (Clínica de tratamento a dependentes químicos e abrigos aos meninos de rua, regras rígidas para implantação de empreendimentos que venham piorar a situação de violência envolvendo os jovens).
Assim essas medidas são necessárias para o combate ás seguintes mazelas: desemprego, violência, drogas, crescimento desordenado por conta de empresas de transformação de produtos primários, bem como Jovens nas ruas, sem proteção do Estado.
Ações voltadas para os processos de construção de auto-estima e de identidade juvenis, com base no diálogo com as formas coletivas pelas quais esses segmentos se organizam (Organizações estudantis), são importantes.
A Criação de alguns equipamentos específicos para jovens (centros de juventude, por exemplo), bem como a implementação de práticas que buscam afirmar direitos de jovens relativos à sua participação e à sua formação como atores sociais (cursos, seminários, oficinas) e menos voltados para a realização de eventos fragmentados sem proposta de continuidade. As ações devem ser realizadas em parceria, envolvendo tanto outros órgãos governamentais como organizações da sociedade civil.
Portanto, é necessário que a aplicação dessas políticas seja diferente da maneira em que está se dando na esfera federal em que há um campo de disputa de orientações. Nesse terreno conflituoso existe a possibilidade da elaboração de políticas que contrariem as orientações dominantes e redutoras da complexidade dos fenômenos sociais. É preciso avançar para além das doutrinas de segurança pública e de assistência social no trato com as políticas públicas federais orientadas para os jovens. Sem negligenciar as inúmeras dificuldades de ampliação das dotações orçamentárias para as políticas públicas sociais, admite-se que o desafio maior é, contudo, inscrever as políticas de juventude em uma pauta ampliada de direitos públicos de caráter universalista.
Essas orientações devem pressupor os jovens como sujeitos dotados de autonomia e como interlocutores ativos na formulação, execução e avaliação das políticas a eles destinadas.
Funde ou reative o grêmio estudantil de sua escola para lutarmos por transporte e educação de qualidade, entre em contato conosco.
Twitter: @valmaraba
Nenhum comentário:
Postar um comentário