QUEM SOMOS


QUEM SOMOS
O Vamos à Luta é um movimento estudantil que surgiu em 2007 para articular nacionalmente a luta dos estudantes de diversos estados brasileiros. Fomos parte ativa do apoio às ocupações de reitoria, desde a UFPA, UnB, UFPR e UFF, estas duas últimas, recentemente.

Somos parte da oposição de esquerda da União Nacional dos Estudantes (UNE).  Fazemos oposição ao governo Dilma por entendermos que essa educação precária não contempla a sociedade brasileira.

Em Marabá, estamos desde o início do Coletivo e reunimos militantes dos mais diferentes cursos, tanto da área de humanas, quanto tecnológicos.

Não prezamos construção de entidades nacionais, por entendermos que os estudantes não estão preocupados em qual entidade construir e sim nos problemas que existem em suas universidades, tais como falta de: laboratórios, docentes, livros, salas e deficiência em equipamentos como ar condicionado e microscópios, por exemplo. Além disso, só a oposição de esquerda da UNE, consegue agregar mais estudantes do que todas as oposições ao governo, fora da UNE.

Assim, entendemos que o plebiscito pelos 10% do PIB na educação é muito importante, mas que as conquistas só são garantidas com mobilizações nas universidades.

Podemos citar o exemplo de dezembro de 2009, quando a Gestão Vamos à Luta do Diretório José de Ribamar (DAJR), realizou um ato dentro do DMTU que conquistou uma nova rota de ônibus para o Campus II, o Km 06 -Direto, além disso, conseguimos a reforma da lanchonete do Campus 1 que sairá em breve.

Estamos preocupados em construir FÓRUM de DCE’s que possam agregar estudantes da oposição de esquerda ao Governo Dilma, a fim de lutar por uma educação de qualidade.

Em Marabá, o Vamos à Luta possui oito militantes e outros quatro estudantes em fase de experiência, 80% do que éramos a dois anos, depois de um bom tempo que o Coletivo estava parado.