domingo, 2 de janeiro de 2011

Proposta de Programa para Chapa Apenas Começamos


Enviem os adendos para juventudemaraba@gmail.com  até o dia 06/01, pois enviaremos nossa proposta para última análise à ANEL, para reprodução e distribuição.

DIRETÓRIO ACADÊMICO JOSÉ DE RIBAMAR
CHAPA APENAS COMEÇANDO

Essa Chapa é uma união de estudantes de um Coletivo estudantil, o Vamos à Luta! e simpatizantes de uma entidade, a Assembléia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL).

Em 2001 foi elaborado o famoso Plano Nacional de Educação, numa Conferência Nacional de Educação, por especialistas da área.
Foi levado ao Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) e o Plano foi aprovado, com alguns vetos, mas com a proposta de investimento de 7% em educação, um avanço.
Porém, Fernando Henrique vetou o projeto e posteriormente Lula o manteve.
No lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), em 2007, Lula afirmou que aquele era o “Plano mais abrangente já concebido neste país para melhorar a qualidade do sistema público e para promover a abertura de oportunidades iguais em educação”. Parece que o presidente simplesmente esqueceu de outro plano: o Plano Nacional de Educação, com metas muito mais ousadas que as contidas no PDE, dentre elas o investimento de no mínimo 7% do PIB em educação e a ampliação do número de matrículas no ensino superior para 30% dos jovens entre 18 e 24. Não por acaso, Lula desconsidera o PNE.
LEI DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: PROFESSOR DE PIRES NA MÃO
Segundo a Lei 10.973/2004 o professor deve captar recursos no mercado oferecendo servos de inovação tecnológica.
É desta forma que Maués, diz: para o trabalho docente, entre as conseqüências da aplicação dessa legislação destacam-se o aumento da competitividade individual entre os professores por recursos, com gratificações diferenciadas segundo o projeto financiado, alterando a cultura acadêmica e produzindo um docente submetido à frenética lei do mercado.
Em 2009, segundo o Ministério da Educação, foram investidos 5% da verba do país em educação, em 2010 4,6%, valores muito abaixo dos recomendados.
O Governo Lula possui um caráter de defesa da elite dominante do país, com investimento de 38% da verba em especulação aos banqueiros através de renegociação de dívidas.
Propostas para 2011:
  1. Reativação da União dos Estudantes de Marabá;
  2. Fortalecimentos dos Centros Acadêmicos;
  3. Lutar por educação de qualidade, com restaurante, moradia estudantil e bolsas de pesquisa e extensão;
  4. Lutar para que o VT card estudantil tenha finalidade de meia-cultural;
  5. Fortalecer o serviço de impressão da sede;
  6. Cobrança pela ampliação da quantidade de computadores da biblioteca e manutenção constante;
  7. Sede no Campus II;
  8. Continuar lutando por uma universidade de todas as cores
  9. Lutar pela construção do muro no Campus II.


O Centro Acadêmico (CA) representa estudantes de um curso em um determinado campus universitário. É o CA que realiza a recepção aos calouros, organiza a eleição do representante discente na Faculdade do curso, organiza o transporte para Congressos etc.

O Diretório Acadêmico (DA) é a entidade estudantil que representa estudantes de todo um campus universitário e possui como função principal fazer com que os CA’s dialoguem entre si sobre as necessidades do Campus. Em resumo o DA possui a função de articular os CA’s para que estes possam atuar em defesa dos interesses coletivos dos estudantes de maneira mais qualificada.

O Conselho do Campus é formado por três estudantes, três técnicos administrativos e representantes (professores) de todas as faculdades.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), mais conhecido pela sua sigla, é a entidade máxima de representação dos estudantes de uma universidade.   Ele representa um elo entre todas as outras entidades estudantis da UFPA. Também é responsável por fazer chegar à reitoria da universidade as reivindicações dos estudantes. O DCE da UFPA possui, entre outras funções de dá suporte aos CA’s e DA’s junto à reitoria, tanto na questão de cobranças por melhorias, quanto na questão de solicitação de recursos para a realização de eventos nos campi do interior, como Marabá.

O Conselho Superior Universitário (CONSUN) é o órgão máximo de deliberação da UFPA e envolve todos os segmentos, como discentes, técnicos e professores. Cada campus do interior possui direito a um voto, os estudantes possuem Direito a doze votos e os técnicos doze votos, além dos Institutos da Capital que possuem Direito a um voto cada um.

A eleição da representação discente neste órgão é direta e de acordo com a eleição do DCE, isto é, as chapas possuem cargos de acordo com a porcentagem de votação.

É necessário que os estudantes tomem cuidado no momento de votar no DCE, pois também estão elegendo percentualmente os representantes discentes no CONSUN.

Em abril de 2009, fora realizado o V Congresso Estudantil da UFPA, em Belém. Nessa ocasião dependíamos do voto de cinco representes discentes no CONSUN para a liberação das aulas da UFPA para esse evento e eles votaram contra, pois recebem benefícios do reitor para votar a seu favor.

Eles só participam do movimento estudantil em época de eleição, possuem uma ligação extrema com a reitoria e com o governo. Nó último período eles vieram disfarçados de oposição, mas na verdade, nem oposição são, nem do governo, pois são atrelados e nem do DCE, pois só aparecem em eleição e não no di-a-dia para cobrar e contribuir.

Procure saber mais informações sobre os coletivos estudantis e as entidades estudantis a nível nacional:
União Nacional dos Estudantes (UNE);
Assembléia Nacional dos estudantes Livres (ANEL) e ainda das federações de cada curso, exemplo: FEAB – Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e FENED – Federação Nacional dos Estudantes de Direito, bem como das demais Federações de cursos, pesquise.
Vejam que quem Apenas Começou ou vai começar:

Agronomia: Antonia Borges da Silva, Gabriel C. Machado, Fabio M. Silva, Marcelo B. Barbosa; Ciências Naturais: Isis Ferreira dos Santos, Ronaldo das Neves, Gisselly Gomes Costa da Silva, Maria José de Alm. dos Santos, Francisca de J. S. Santos; Ciências Sociais: Alcione Pereira da Silva Melo, Evandro B. Espírito Santo, Glauber Paixão dos Santos, Carlene da Silva Barros, Zalex Ribeiro de Jesus, Danilo M. dos Santos, Edilson da Silva Gondim, Francisco Diego U. de Andrade, Tayana C. Ferreira,  Ywri C. Ferreira, Thayana S. Junes, Ynõa Soares Camargo,  Hercules Adam N. Sobrinho, Janaina S. Cavalcante, Thiago Sajes de Alfaia, Celma Campello; Direito: Elho Araújo Costa, Isadora Schmildt, Carlos Alberto Lobo de Jesus Junior, Genésio Mourão Figueiredo Filho, Neibson Danilo F. Barros,  Rodrigo S. M. de Souza, Vanderlane F. Santana; Engenharia de Materiais: Francisco Gaia Freitas, Leo Cristiano da C. Costa, Gustavo Ronielly Silva de Almeida, Kaline Dantas Silva; Lourival Rodrigues Neto, Milton Adalberto, Valdir G. Lima; Engenharia de Minas e Meio Ambiente: João Lucas Gama do Couto, Lucas Albuquerque Bicelli, Ari Ricardo Sousa de Morais, Rinos Michel Mesquita Mendes, Izabella da Silva Vargens, Mayara da CostaLisboa, Elyda Lima da Silva, Valdirene Neves Araújo; Física: Jorge Ricardo dos Santos, Joveandeson Paixão; Geografia: Hellen Pamella Silva dos Santos, Natali Emanuele Barros Neves, Adão F. Inácio; Geologia: Luiz Henrique Souza Santos, Daniella Maria Ferreira, Denise Oliveira Souza, Karla Petrucia Pedroso da Rocha, Erica da Solidade Cabral; Letras Inglês: Eva Fernandes Inácio, Laissy T. da S. Barbosa, Thaise C. Almeida, Francisco P. Carvalho, Adriana da Silva Oliveira, Layse Evangelista Pinto, Paula Laís P. de Morais, Thiago Monteiro do Carmo, Priscylla Yslla P. Barbosa, Michelly Rodrigues, Maria Bárbara S. Carlos, Amailton dos Santos Paixão, Bárbara Letícia Pereira Leite; Letras Português: Mhileile Pereira Silva, Stefani Marina de Oliveira, Jorge Willami Vilhena Rocha, Erica Faustina da Silva; Matemática: Adenildo Lima da Silva, Diego Leonarde de Lira Lima, Orlando Rebelo Júnior, Brenda Reche, Suzane Cristini Soares Almeida, Pollyana Pereira Alves,  Reyson Antonio da Conceição Fonseca, Orlando F. Inácio; Pedagogia: Talita Silva Monteiro, Grace Gomes Guimarães, Sophie Almeida Ganne, Vanda C. Pinto; Química: Herbe Leone de J. Costa, Elaine Cristina Silva Pinheiro, Josiel Da Silva Vilhena, Anderson R. Silva; Sistema de Informação: Samara Pereira Farias, Daneyson Moreira Guabiraba, Robson Pinheiro Louzada, Robert Pires Sousa Dantas, Emaús da Silva de Moraes, Éric V. C. Moura.

Nossas principais conquistas na Gestão Vamos à Luta!

1.    Abertura da sede que esteve fechada durante dois anos;
2.    Melhoria no serviço de cópias no Campus II;
3.    O não pagamento antecipado da meia-passagem, através de ato na rua;
4.    Calourada 2010, com a participação de mais de 200 estudantes;
5.    Caravana de 40 estudantes levados para participar do V CONEUFPA e protestar na reitoria;
6.    Solicitação de reforma de tapiris e construção de salas de aulas para as licenciaturas do Campus II e reformas de salas da Pedagogia, Matemática e Letras Língua Portuguesa;
7.    Fundação de 07 Centros Acadêmicos de Cursos novos;
8.    Evento cultural de fim do 1º semestre de 2010;
9.    Cobrança para o Campus faça a inscrição da meia- intermunicipal;
10. Reunião c/ intervalares e solicitação à C. do Campus de mais bebedouros;
11. Congresso para aprovação do estatuto do DAJR;
12. Início da formação política do DAJR, com 70 participantes;
13. Feira do vestibular, com a participação de mais de 300 estudantes do ensino médio e emissão de certificados para estudantes da UFPA e UEPA;
14. Reunião p/ solicitar que a C. do Campus consiga policiais para os Campi;
15. Solicitação para criação de nova rota para o Campus II, o km 06-Direto;
16. Solicitação de compra de um som para os eventos culturais no Campus, processo de compra em andamento;
17. Solicitação de aluguel de ônibus para o Congresso de Matemática, em Belém, novembro de 2009;
18. Solicitação de divisórias para que as Faculdades possam organizar os espaços de alguns CA’s;
19. Solicitação de espaço físico para o DAJR, no Campus II;
20. Verba para a mudança da sede do DAJR para o antigo NEES;
21. Apoio ao ERA e ao Encontro de Geografia do Campus;
22. Auxílio na solução da crise na pedagogia;
23. Ato em protesto contra os cortes de vagas na UEPA Marabá;
24. Uma representação no Ministério Público Estadual contra a prefeitura de Marabá e Empresas de Transporte Coletivo, sobre a questão do serviço precário;
25. Eventos culturais como a Comemoração do dia Internacional da Mulher e festa Temáticas como Regaço e Rock Blues Federal;
26. Apóio à realização da audiência LGBT de Marabá, junto com o Grupo Atitude e apoio a movimentos da moradia e à greve da educação;
27.   Ato contra o reitor Maneschy, em repúdio à decadência da UFPA.

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